Quinta, 28 de Novembro de 2024
21°C 29°C
São Francisco do Conde, BA
Publicidade

Em 2024, a vacina contra a covid-19 fará parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Vacinação contemplará os grupos prioritários

Por: Mariana Carvalho
31/10/2023 às 16h39
Em 2024, a vacina contra a covid-19 fará parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI)
Reprodução / Internet

A partir do ano de 2024, a vacina contra a Covid passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que sejam priorizadas, pelos estados e municípios, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; e pessoas em situação de rua.

“É uma mudança importante, alinhada com a Organização Mundial da Saúde [OMS], em que a vacina contra a covid-19 passa a incorporar o nosso Programa Nacional de Imunizações. Durante a pandemia, foi criado um programa paralelo, para operacionalização da vacina contra a covid-19, fora do nosso programa nacional. O que fizemos este ano foi trazer a vacina contra a covid-19 para dentro do Programa Nacional de Imunizações. A vacina passa a ser recomendada no calendário de crianças. Para todas as crianças nascidas ou que estejam no Brasil, com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, a vacina passa a ser obrigatória no calendário vacinal”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel.

Vale lembrar que a vacina bivalente segue disponível em todo o país.

De acordo com a secretária a vacinação contra a Covid seguirá a mesma regra das demais vacinas: primeiro será disponibilizada para os grupos prioritários e, havendo sobra, serão vacinados os demais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários