O Corpo de Bombeiros atua na manhã deste domingo (15) no rescaldo de um incêndio que atingiu a Serra do Candombá, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. As chamas foram controladas na noite de sábado (14).
Segundo o Corpo de Bombeiros, agentes da Base Chapada monitoram o local para evitar que novas chamas surjam. A ação envolve também com os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) além de outros voluntários da região.
Desde sábado (14), cerca de 200 profissionais e 40 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) atuam no combate aos incêndios que atingiram as regiões oeste, norte e a Chapada Diamantina. Drones e seis aeronaves fornecidas pelo Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), dão apoio à operação
Ao menos 14 cidades foram afetadas: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Santa Rita de Cássia, Barra, Vanderley, Cotegipe, Riachão das Neves, Pilão Arcado, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos, Rio do Pires e Lençóis.
Com 152 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada Diamantina protege uma parcela da Serra do Sincorá, área de grande diversidade ecológica e ambiental que preserva Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O Parque está inserido nas Reservas da Biosfera (RB) da Caatinga e da Mata Atlântica.
Mín. 22° Máx. 26°