Moradores de bairros de Madre de Deus (Ba) reclamam da rotina da falta de água. A cidade sempre viveu esse problema de falta de água. E mais uma vez, há cerca de seis dias os problemas no abastecimento está suspenso.
Nessa semana, uma moradora residente no bairro da Quitéria diz que sempre enfrenta sérios problemas com a falta de água.
Ela precisou aprender a economizar e reaproveitar para algumas coisas, mas nem sempre é possível prevenir. “Às vezes, a gente está tomando banho e temos que ficar ensaboados, sem ter o que fazer. Demora muito para voltar e a gente não tem reservatório grande ”, afirmou a dona de casa.
Moradores relatam que o abastecimento tem sido irregular e insuficiente para atender às necessidades básicas diárias. A situação tem gerado desconforto e preocupação pois muitos vivem de aluguel de imóveis principalmente em feriados e no verão, e que vivem enfrentando dificuldades para realizar tarefas domésticas, higiene pessoal e manter a rotina normal.
De acordo com relatos dos moradores, a falta de água tem ocorrido de forma recorrente, porém, quando chega feriado, se intensifica. Alguns afirmam que passam dias sem receber água em suas torneiras, enquanto outros têm acesso apenas a um fluxo muito baixo, insuficiente para atender às necessidades básicas.
A falta de água tem impactado diretamente a vida das pessoas em Madre de Deus. A impossibilidade de realizar atividades simples, como lavar roupas, utensílios domésticos e tomar banho regularmente, tem gerado transtornos e afetado a qualidade de vida dos moradores, turistas de visitantes.
Os moradores têm buscado soluções alternativas para suprir a falta de água, como armazenar água em recipientes, buscar fontes alternativas de abastecimento e até mesmo comprar água de caminhões-pipa, o que gera um custo adicional e nem sempre é uma opção viável para todos.
Diante dessa situação preocupante, os moradores têm solicitado medidas urgentes por parte das autoridades competentes. Eles clamam por uma solução para o problema de abastecimento de água, seja através de melhorias na infraestrutura local, aumento da capacidade de armazenamento ou implementação de medidas que garantam um abastecimento regular e adequado.
A falta de água é uma questão que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e é essencial que sejam tomadas providências para solucionar esse problema. A comunidade espera que suas demandas sejam ouvidas e que as medidas necessárias sejam adotadas o mais rápido possível, a fim de garantir o acesso a um recurso básico e fundamental como a água.
Mín. 21° Máx. 33°