Israel autorizou o sobrevoo e o pouso das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) na área do país, para o resgate de brasileiros que estão na região. O avião mais próximo está em Roma, na Itália, e uma segunda aeronave decolou na tarde desta segunda-feira, 9.
O governo planeja buscar 900 brasileiros em Israel nos próximos dias: de terça, 10, até sábado, 14.
Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE) o número de brasileiros com interesse em repatriação aumentou para 1,7 mil. Os dados foram obtidos por meio de um formulário on-line, disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv, que tem por objetivo solicitar a repatriação.
Por meio de nota à imprensa, o Itamaraty recomendou o embarque também em voos comerciais no aeroporto israelita de Ben Gurion, para facilitar os sobrevoos e pousos. Segundo o governo, o Brasil continua mantendo colaboração com Israel para manter a segurança dos brasileiros durante o processo.
Médicos e psicólogos estarão nessas aeronaves para auxiliar na repatriação dos brasileiros.
O primeiro avião KC-30, que comporta 230 passageiros, saiu de Natal (RN) com destino a Roma, na Itália. Os seis aviões preparados para o processo comportam um total de 696 passageiros. Autoridades brasileiras estimam que cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil moram na Palestina.