Após disputa judicial e com atraso de 6 anos, uma estátua em homenagem à Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada, na noite deste sábado (7), na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. O monumento, com 50 metros de altura, é equivalente a um prédio de 17 andares e é maior que o Cristo Redentor, que possui 38 metros.
A escultura foi idelizada pelo artista plástico Gilmar Pinna e anunciada em 2017. Feita de aço, custou aproximadamente 10 milhões de reais.
O projeto sofreu atraso na inauguração, devido a uma ação movida Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), que alegava que o estado é laico e que a prefeitura não poderia instalar e investir nos monumentos, beneficiando uma religião em detrimento de outras. Em uma primeira instância, o pedido foi acatado, porém, a decisão foi foi revogada pelo Tribunal de Justiça, que permitiu a instalação da escultura.
De acordo com Gilmar Pinna, o projeto ainda não está finalizado e as próximas etapas devem levar uma ano e meio para a conclusão. Apesar disso, a obra teve as suas luzes acesas pela primeira vez e já pode ser visitada pelos interessados.
Mín. 20° Máx. 33°