A partir de agora, o atendimento de crianças com déficit de aprendizagem e pessoas que precisam de cuidados especiais poderá ser feito em São Sebastião do Passé, inclusive atendimento terapêutico e educacional.
O serviço é exclusivo no IMFA (Instituto Médico São Francisco de Assis), já que até então o atendimento tinha que ser buscado em outras regiões do Estado ou mesmo na capital. O IMFA acaba de inaugurar o Espaço Clínico oferecendo reabilitação para crianças, jovens e adultos com déficit de aprendizagem, dificuldade de socialização, transtornos de neurodesenvolvimento e problemas de comportamento.
Com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistente social, a clínica fará avaliações, intervenções e também emitirá laudos.
Segundo a Psicopedagoga Débora Claudia Agapito esses serviços que são oferecidos para essas pessoas são de grande valia por que “O atendimento Multidisciplinar é de extrema importância tanto para os deficientes quanto para os que tem dificuldades de aprendizagem, haja vista que contribui para o desenvolvimento global do aprendente, pois, o mesmo possibilita o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, contagem, interação social, melhorando o desempenho escolar e social dos aprendentes.” Nesse caso há ainda outras habilidades que são trabalhadas como, fala, escuta e desenvolvimento psicomotor.
A importância do atendimento multidisciplinar
No atendimento multidisciplinar, a equipe multiprofissional em saúde é composta por profissionais de diferentes áreas que trabalham conjuntamente em prol da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida de um paciente ou mesmo de uma família.
A importância do atendimento multidisciplinar é grande na atualidade, pois os problemas de saúde são complexos, podendo afetar corpo e mente.
Além disso, boa parte deles são multifatoriais. Ou seja, desenvolvem-se devido a muitas causas, sendo inviável o tratamento por um único profissional.
A equipe multidisciplinar permite a percepção do problema a partir de vários olhares, podendo haver um cuidado mais eficaz e de melhor qualidade.
Isso também permite que o atendimento seja mais horizontalizado, sem a supervalorização de uma única disciplina ou profissão, permitindo um maior diálogo entre os profissionais e uma assistência mais humanizada.
Mín. 21° Máx. 33°