O Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do governador Jerônimo Rodrigues, comandante do processo eleitoral na Bahia, definiu pré-candidaturas em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Valença. O processo em Salvador segue indefinido, embora a defesa seja pelo lançamento de candidatura própria.
Em conversa com o bahia.ba, o petista Everaldo Anunciação, que possui a missão de agregar nas definições das eleições da Bahia e Sergipe do PT, por decisão da executiva nacional, revelou que nas duas principais cidades [Feira e Vitória da Conquista], o partido definiu os nomes dos deputados federais Zé Neto e Waldenor Pereira, respectivamente, sem embate. Da mesma forma, conforme frisou, e não menos importante, ocorreu em Valença, no Baixo Sul, com a escolha do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Bahia), Martiniano Costa.
“São cidades onde não tivemos os melhores desempenho e estamos nos esforçando, nos antecipando para mudar essa realidade com a força do 13, do trabalho de Jerônimo Rodrigues [governador] e do presidente Lula”, destacou Anunciação, acrescentando, entretanto, que haverá, um debate posterior com partidos da federação [PV e PCdoB], bem como, “no caso especifico da Bahia, com o arco de partidos que que apoiam Jerônimo e Lula”.
Sobre Salvador, ele reforçou que o PT permanece defendendo candidatura própria, mas depende da definição de um calendário de eleições extraordinárias, denominado Tedex, previsto para acontecer no dia 08 de outubro, em haverá a reestruturação de diversas executivas municipais – o diretório de Salvador não se engloba.
O nome de Robinson Almeida se fortalece neste sentido, não nega o líder petista. Mas, até a concretização nada pode ser descartado, conclui.
(Bahia.ba)
Mín. 20° Máx. 33°