A partir deste mês de julho, entram em vigor oito novas regras do futebol em todo o mundo.
A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas atualizações, argumenta que essas novas regras têm como objetivo prevenir a reincidência de problemas que ocorreram no passado dentro do futebol.
A IFAB realizou oito alterações no regimento do futebol em todo o mundo. Veja:
Essa regra foi estabelecida com base no comportamento do goleiro argentino Dibu Martínez durante a Copa do Catar, em que ele provocava seus adversários durante cobranças de pênaltis.
Agora, os goleiros não poderão mais atrasar as cobranças de pênaltis. Isso significa que eles não podem distrair o batedor e também não podem tocar nas traves, travessão ou na rede do gol.
A partir de agora, é responsabilidade do árbitro considerar o tempo perdido durante as comemorações de gols e adicioná-lo aos minutos de acréscimo.
A entrada de jogadores reservas ou membros da comissão técnica no campo durante as partidas agora é considerada uma infração. Durante a Copa, a Argentina desrespeitou essa norma ao comemorar um dos gols no gramado contra a França.
O árbitro, levando em conta a importância do gol e seu impacto direto no resultado, optou por não anulá-lo. No entanto, a partir de agora, qualquer gol será anulado se um jogador ou membro da comissão técnica entrar no gramado durante a comemoração.
A IFAB estabeleceu que o bandeirinha não deve levantar a bandeira quando um jogador em posição de impedimento receber a bola de um adversário com “total controle” da bola e de seu próprio corpo no momento.
A nova regra determina que um jogador não será mais punido com cartão vermelho em situações em que ele deliberadamente tentou jogar e/ou disputou a bola.
No entanto, a expulsão ainda será aplicada em casos de falta cometida na grande área, quando o defensor não tinha chance razoável de competir pela bola.
Em casos em que ocorra uma infração cometida por alguém na área técnica (seja um jogador reserva, um substituído ou um membro da comissão técnica) e o árbitro não consiga identificar o infrator, a punição será atribuída ao treinador da equipe.
Antes, os árbitros assistentes reservas não tinham permissão para auxiliar seus colegas durante as partidas.
No entanto, a partir de agora, eles serão integrados à equipe de arbitragem e terão a oportunidade de participar de discussões e expressar suas opiniões durante os jogos. Isso permitirá uma colaboração mais ampla entre os árbitros durante as decisões.