O prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina anunciou há pouco através das redes sociais que após a sinalização positiva dos órgãos fiscalizadores, o município começará nos próximos dias as tratativas com o Sindicato dos Servidores Municipais de Candeias – SISEMC, para o pagamento dos recursos provenientes do Fundeb aos profissionais da educação.
Pitágoras revelou que, por meio de ofício, sinalizou ao poder judiciário a intenção de resolver administrativamente a questão em um prazo de 120 dias. Ele informou que há meses tem conversado com a equipe jurídica do município, após a sinalização positiva do Tribunal de Contas dos Municípios para resolver a demanda de forma administrativa. “Procurei uma forma tranquila e viável de resolver a questão. Como agora há uma permissão por parte dos órgãos fiscalizadores, eu orientei ao meu jurídico que peça a suspensão do processo para que eu possa resolver de forma administrativa com o sindicato e com os professores para agilizar o efetivo pagamento” afirmou o prefeito.
O prefeito disse também que durante esse tempo começou uma série de ações voltadas ao setor da educação: reforma da maioria das escolas municipais adaptadas à nova realidade, com um ambiente acolhedor, refeições nutritivas em todos os horários, avanços tecnológicos, novos uniformes, entre outros benefícios. O município irá instalar uma comissão com Sindicato, professores e demais funcionários para dar andamento ao processo administrativo.
As informações são do MNotícia