Membros da Comissão Salve o Convento – formada por representantes da sociedade civil e da Igreja Católica, reuniram-se nesta quarta-feira (24) com o presidente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro Grass, em Brasília, para tratar sobre o projeto executivo que visa à restauração do Marco Zero de São Francisco do Conde: O Convento de Santo Antônio, berço da cidade, que sempre esteve presente em todos os momentos históricos do município. Tombado pelo IPHAN, o Convento de Santo Antônio representa, sobretudo, à perpetuação da história e da cultura para as futuras gerações.
Foram à Brasília lutar por este reconhecimento, os membros da comissão: Frei Rogério Rodrigues, Ana Clara Ferreira, Josaira Xavier, Átila Santana e Honorina Gonçalves.
Representando a gestão municipal, o vice-prefeito de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), bem como o secretário de Cultura e Turismo, Robert Alexandre, também participaram desse momento importante.
“Voltamos para casa trazendo na mala o nosso projeto executivo para a restauração do nosso Marco Zero. É por mim, é por nós, pela história da nossa cidade e pela memória de Dedeu!” Enfatizou, Átila Santana.
- Valdelice Nascimento dos Santos, conhecida como Dona Dedeu (in memoriam), era coordenadora paroquial e franciscana secular, além de membro da Comissão Salve o Convento, que lutou incessantemente para a preservação desse patrimônio imensurável para São Francisco do Conde, a Bahia e o Brasil.
Conceito de Marco Zero: Marco zero de uma localidade ou de um município é o “sítio originário”. Seria o “ponto de origem” do local, o espaço onde foram realizados os eventuais encontros ou celebrações que antecederam a organização da localidade, independentemente das motivações.
Por Luana Santos