Após os últimos acontecimentos de violência nas escolas, uma onda de fake news com ameaças de invasão e chacinas têm aterrorizado a comunidade escolar de vários municípios baianos, causando apreensão nas escolas. Professores, pais e alunos têm demonstrado preocupação com a situação.
Como medidas imediatas para fortalecer a segurança nas escolas de Candeias o prefeito Drº Pitágoras e o major Márcio Sousa, responsável pela 10ª CIPM, realizaram uma reunião na tarde desta terça-feira (11), para intensificar a segurança nas escolas municipais e estaduais do município.
Participaram da reunião os secretários Cassio Vinicius (Educação), Ednalva Souza (Controladora), Jaime Ribeiro (Procurador) e o capitão São Pedro.
A ação começou na manhã desta quarta-feira (12), com a presença de viaturas nas escolas João Batista, Cidade de Candeias, Polivalente, Creche Inez Gomes, Centre Educacional Ouro Negro, entre outras da sede e dos distritos.
A ronda escolar será realizada durante os três turnos, e na reunião foram discutidas estratégias de segurança tanto para alunos quanto para professores. Além disso, será implantado um sistema de câmeras de vídeo monitoramento nas unidades escolares, e outros equipamentos que auxiliarão na segurança. Também foi criada uma comissão para pensar em ações permanentes de combate à prevenção contra violência.
Com a retomada da ronda escolar e a implantação do sistema de câmeras, a expectativa é que a segurança nas escolas de Candeias seja reforçada, garantindo um ambiente mais seguro para os alunos, professores e demais funcionários.
O serviço de patrulhamento escolar será feito a partir do planejamento de manter o bom relacionamento com diretores, professores, pais e principalmente os alunos da rede estadual e municipal, sendo o público-alvo da ação.