Saúde Proibição
CFM proíbe prescrição de anabolizantes e esteroides androgênicos
A decisão foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo a regulamentação dos produtos
11/04/2023 20h35
Por: Redação
Anabolizantes e esteroides androgênicos são agora proibidos de serem prescritos. Foto: Reprodução

O Conselho Federal de Medicina ( CFM ) proibiu, nesta terça-feira (11), a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. 

Com a nova regra, os médicos não podem prescrever:

 

O CFM tomou a decisão após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo a regulamentação sobre o uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance.

Segundo as sociedades, houve um aumento no número de casos de complicações pelo uso indevido de hormônios.

"Essa ação se faz necessária, por atingir não apenas a classe médica, mas por ter caráter pedagógico e de alerta ao público leigo, também amplamente atingido por informações deturpadas e inconsequentes a respeito desse assunto, mas comumente bem elaboradas e atraentes", dizem as sociedades médicas.

O pedido de regulação foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.