Uma das coisas que fez o líder uruguaio ficar conhecido mundialmente foi a legalização da produção e venda de maconha no país em dezembro de 2013. O consumo já não era proibido no Uruguai desde 1930.
Durante seu mandato, Pepe afirmou que "não é bonito legalizar a maconha, mas pior é dar pessoas ao narcotráfico. O único vício saudável é o amor". O país foi o primeiro do mundo a aprovar um regulamento tão amplo sobre o tema.
Apesar da defesa pela legalização, Mujica deixava claro seu desgosto sobre o uso de drogas. Após a regularização, um jornalista fumou um cigarro de cannabis na sua frente e lhe ofereceu. O então presidente retrucou dizendo: "Se para ser livre preciso fumar ou beber uma droga, estou lascado. A liberdade está aqui, em minha cabeça. Se não está aqui em minha cabeça, não tenho liberdade".
Descoberta de câncer
Em 29 de abril de 2024, Mujica, aos 88 anos, anunciou um tumor no esôfago. Na época, ele informou que seu caso era "duplamente complexo". "Eu já sofro de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, meus rins, o que cria dificuldades óbvias para técnicas de quimioterapia e uma cirurgia", afirmou.
Na época, Mujica recebeu convites para tratar do seu câncer no Brasil e em outros países, mas recusou a oferta e decidiu ficar no Uruguai.
No início de 2025, Pepe revelou que a doença já havia se espalhado por todo o corpo. A mulher de Mujica, ex-vice-presidente Lucía Topolansky, contou a um veículo de comunicação local, nesta segunda-feira (12), que o marido estava já na fase terminal do câncer e recebia cuidados paliativos para amenizar a dor.
A situação atual é "terminal", disse Topolansky, citada pela estação de rádio local Sarandí, e explicou que eles fazem todo o possível para garantir que ele viva a parte final de sua vida "da melhor maneira possível".
'O leitão assobiou!'
Quando era questionado se pensava em chegar à Presidência da República, Mujica ria e respondia com um ditado do interior do Uruguai: "Presidente, eu? Seria tão improvável como um leitão assobiando!". Após vencer as eleições, seus simpatizantes afirmaram: "O leitão assobiou!".
Lula visitou Mujica em 2023
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Mujica. Durante o encontro, o petista andou com Pepe em seu fusca azul. Pela casa de Mujica, localizada em Rincón del Cerro, na zona rural de Montevidéu, capital do Uruguai, ser pequena, todos se reuniram ao lado de fora da residência.
O encontro durou cerca de duas horas e todos sentaram-se em cadeiras de plástico. Em sua conta do X, antigo Twitter, Lula escreveu: "Hoje reencontrei o querido amigo Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. Conversamos sobre a política sul-americano, a necessidade da re-industrialização da nossa região, os potenciais da reintegração entre os países irmãos e a volta do Brasil ao cenário internacional, com a retomada de políticas sociais. Sempre bom revê-lo."
Filme sobre a vida de Pepe Mujica
Em setembro de 2018, Mujica ganhou um documentário sobre a sua história. O filme "El Pepe, uma Vida Suprema" foi elogiado pela crítica e chegou a ganhar o prêmio Enrico Fulchignoni do Conselho Internacional de Cinema e Televisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
As filmagens iniciaram em 2014, durante os últimos dias de Pepe Mujica na presidência do Uruguai e conta um pouco da história do homem que ficou conhecido como um dos presidentes mais humildes do mundo. O filme está disponível no streaming Netflix.