O período para a realização da Declaração do Imposto de Renda se aproxima e, este ano, a Receita Federal disponibilizará novamente a opção da Declaração pré-preenchida, ferramenta que torna o processo de declaração mais simples, rápido e seguro para os contribuintes.
Com a declaração pré-preenchida, o sistema já traz automaticamente informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos, reduzindo erros e evitando inconsistências que podem levar à malha fina. Esses dados são obtidos de fontes como empresas, instituições financeiras, planos de saúde, imobiliárias, cartórios e outras entidades obrigadas a fornecer informações à Receita Federal, mas devem ser revisadas e completadas. Embora o período para declarar tenha início no dia 17, próxima segunda-feira, a ferramenta para quem optar pela versão pré-preenchida só estará disponível a partir do dia 1 de abril.
“A modalidade pode facilitar e agilizar o processo de declaração realizado pelos contribuintes, mas é preciso atenção na revisão final do documento. Vale destacar que quem iniciar a declaração pela pré-preenchida e escolher o Pix como forma de recebimento da devolução do imposto de renda terá prioridade na restituição, respeitando a ordem que segue sendo: maiores de 80 anos, prioridades por lei, pré-preenchida + pix (novidade), pré-preenchida ou pix e demais opções", informa a professora Ahiram Cardoso, coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unime Lauro de Freitas.
Como funciona:
A declaração pré-preenchida utiliza informações da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRPF) para apresentar ao contribuinte dados como:
1 - Fundos de investimento
2 - Rendimentos de aplicações financeiras
3 - Imóveis adquiridos
4 - Despesas com saúde
5 - Aluguéis recebidos
6 - Contas e imóveis do exterior (novidade para 2025)
Para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário possuir uma conta no portal GOV.BR. O acesso garante a segurança e a autenticidade do acesso às informações fiscais do contribuinte. O prazo para a entrega da declaração começa no dia 17 de março e termina em 30 de maio.
A Unime Lauro de Freitas oferece atendimento social para a realização da Declaração do Imposto de Renda em sua unidade, na Av. Luiz Tarquínio Pontes, 600 - Fazenda Pitangueira, Lauro de Freitas, no NAF, às terças e quintas, das 17h às 19h, até 30 de maio.