A rede de urgência e emergência do SUS na Bahia recebeu um reforço significativo com a entrega de 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderão 73 municípios baianos. A entrega ocorreu nesta sexta-feira (31), em Salvador, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana.
"A Bahia, que é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender desde a atenção básica até a alta complexidade. Só a Bahia recebe 80 ambulâncias. É um dia muito feliz", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A entrega faz parte de um investimento federal de R$ 23,1 milhões para renovação da frota do Samu na Bahia. Ao todo, 170 novas ambulâncias estão sendo distribuídas entre nove estados do Nordeste .
Para Marianna Constela, coordenadora do Samu em Luís Eduardo Magalhães, a atualização da frota traz mais agilidade e conforto no atendimento pré-hospitalar. “Muda totalmente a agilidade do serviço, o tempo de resposta para atender a população e proporcionar mais conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais”, destacou.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância do Samu na assistência à população. “Nossa ideia não é só renovar a frota, mas salvar vidas. O Samu é uma política de Estado, e até o ano que vem teremos 100% de cobertura”, garantiu.
Desde 2023, a Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias, e a previsão é de que mais 80 veículos sejam entregues até o final do primeiro trimestre de 2025, conforme anunciado pela secretária Roberta Santana .
Além da entrega das ambulâncias, as autoridades participaram da inauguração do Hospital Estadual Mont Serrat, primeiro hospital da rede pública especializado em cuidados paliativos no Brasil.