Quarta, 22 de Janeiro de 2025
23°C 32°C
São Francisco do Conde, BA
Publicidade

Programa Busca Ativa realiza o Dia D com caminhada pelas ruas de São Sebastião do Passé

Programa realiza a busca de alunos para a efetivação de matrícula escolar

Por: Mariana Carvalho
21/01/2025 às 09h28
Programa Busca Ativa realiza o Dia D com caminhada pelas ruas de São Sebastião do Passé
Divulgação / Pref. São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião do Passé, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste sábado (18), o Dia D do Projeto Busca Ativa Escolar, que visa erradicar a evasão escolar em todo o território brasileiro. 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), cuja a intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, que estão fora da escola ou em risco de evasão. 

A principal ação deste projeto são as visitas domiciliares, onde são efetivadas as matrículas. Os estudantes que são inseridos no ambiente escolar, através do Busca Ativa, são acompanhados por um período de 2 anos, a fim de que tenham o suporte necessário para que não deixem de estudar.

De acordo com Heide Andrade, secretária de educação do município, em São Sebastião do Passé, o programa foi ampliado para atender crianças de 2 e 3 anos e também, adultos e idosos que não completaram os estudos. Esta ampliação se deu por conta da demanda existente no município.

"A Prefeitura Municipal entendeu a importância também de ampliar, buscando atingir os alunos de 2 e 3 anos e, principalmente, os jovens, adultos e idosos que ficaram fora do espaço escolar na idade regular", explicou.

Para Heide, o programa é importante para ajudar no processo de matrículas e fazer com que a cidade avance nos índices da educação.

"O município de São Sebastião do Passé fez a adesão (do programa), entendendo a importância de fortalecer o processo de matrículas no município, pra fazer de São Sebastião uma cidade cada vez mais educadora", declarou a secretária. 

Para Cristina Cerqueira, coordenadora do programa no município, a expectativa deste tipo de iniciativa é de promover desenvolvimento para a cidade.

"A expectativa é de avanço, desenvolvimento, porque uma cidade que vai conseguir zerar o analfabetismo, é futuramente, uma cidade desenvolvida", disse ela.

As visitas domiciliares do Busca Ativa estão acontecendo desde o dia 14 de janeiro. Além disso, há pontos de matrículas na Praça da III etapa da Ubis, na Praça 12 de Outubro e também, nas secretarias de Saúde e Infraestrutura, onde o objetivo é oferecer a oportunidade de matrícula para os prestadores de serviço que interromperam os estudos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários