No dia 22 de janeiro, às 19h, a Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, será oficialmente elevada ao título de Basílica Menor, um marco histórico para a cidade, a Diocese de Cruz das Almas e o catolicismo no Recôncavo Baiano. Este será o primeiro templo do interior da Bahia a receber essa honraria, concedida pelo Vaticano em 18 de outubro de 2024, quando a paróquia completou 416 anos de elevação canônica.
A cerimônia, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo Primaz do Brasil, contará com a presença de fiéis, clérigos e autoridades religiosas de toda a Bahia e Sergipe. Durante o evento, serão apresentados o Tintinabulo e a Umbrela, insígnias basilicais que reforçam a conexão do templo com o Papa.
Celebrações marcantes
O evento também celebra os 8 anos de criação da Diocese de Cruz das Almas e os 10 anos de episcopado de Dom Antônio Tourinho Neto, Bispo Diocesano. O dia 22 de janeiro será seguido pelas festividades em honra à Nossa Senhora da Purificação, padroeira da cidade, que ocorrerão até 2 de fevereiro.
Programação religiosa
As festividades começam com a Missa de Oferta de Flores no dia 19 de janeiro, com devotos adornando o templo com flores. O Novenário de Nossa Senhora da Purificação será realizado de 23 de janeiro a 1º de fevereiro, às 20h, exceto no domingo da tradicional Lavagem da Purificação.
No Dia da Purificação (2 de fevereiro), a programação inclui: