Bahia Identificação
Apae Salvador alerta para queda no número de Testes do Pezinho na Bahia
Em 2024, Bahia registra queda de 10 mil triagens neonatais em comparação a 2023
10/01/2025 15h48
Por: Redação
Foto: Reprodução/Internet

A Apae Salvador emitiu um alerta preocupado sobre a redução no número de exames do Teste do Pezinho realizado na Bahia em 2024. Segundo a instituição, cerca de 10 mil crianças a menos foram triadas em comparação ao ano anterior, o que pode comprometer a identificação precoce de doenças graves que afetam o desenvolvimento infantil.

O Teste do Pezinho, realizado a partir de uma simples coleta de sangue do calcanhar do bebê entre o 3º e o 5º dia de vida, é um procedimento essencial para diagnosticar precocemente diversas patologias que podem comprometer a qualidade de vida da criança. O exame está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em milhares de unidades de saúde do estado.

Impactos da redução
A médica geneticista Helena Pimentel, gerente do Serviço de Triagem Neonatal da Apae Salvador, relata a queda no número de triagens aos recessos do fim de ano. “Crianças que nascem durante o período de festas podem ser prejudicadas pela demora na realização do procedimento. O Teste do Pezinho não pode esperar, pois as sequelas, que poderiam ser evitadas, podem já estar instaladas”, alertou.

Helena também destacou que o exame tem se tornado mais abrangente, sendo capaz de identificar um número crescente de doenças, como Toxoplasmose, Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, entre outras.

Referência em triagem neonatal
Na Bahia, a Apae Salvador atua como Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizando, análises laboratoriais e o acompanhamento multiprofissional dos bebês planejados.

A instituição reforça a importância de conscientizar pais e responsáveis ​​sobre a realização do exame, destacando que atrasos ou falta de triagem podem comprometer tratamentos preventivos, impactando de forma permanente na saúde das crianças.

Com o objetivo de reverter a redução e garantir que mais bebês sejam triados, a Apae Salvador pede maior atenção das unidades de saúde e políticas públicas que asseguram o acesso ao Teste do Pezinho, especialmente em períodos críticos como o fim de ano.