Polícia Agiotagem
Homem é preso suspeito de praticar agiotagem contra beneficiários do PAS em São Francisco do Conde
Foram encontrados 14 cartões (do PAS) em nome de várias pessoas diferentes
17/03/2023 20h47
Por: Redação Fonte: RC News
Reprodução

Um homem foi preso, na tarde desta sexta-feira (17), suspeito de praticar agiotagem no município de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador.

Com o suspeito, foram encontrados catorze cartões, uma agenda com anotações financeira e balanço financeiro e vários documentos pessoais. Após investigação iniciada pela equipe do SI da 21 DT de São Francisco do Conde comandada pela Autoridade Policial da Unidade, deu-se início a diligência para investigar um agiota que estava emprestando dinheiro e retendo cartões de débito do Programa de Acolhimento Social - PAS da Prefeitura de São Francisco do Conde.

Preso, o homem foi autuado pelos crimes de Apropriação Indébita previsto no Código Penal, além dos crimes previstos no Estatuto do Idoso, por apropriar-se de desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da sua finalidade.

Segundo o delegado Itallo Melo, que responde pela Delegacia de São Francisco do Conde, durante a investigação foi apurado que um homem identificado como Belmiro Ramos, realizava empréstimos a terceiros e como garantia de pagamento fazia a retenção dos cartões magnéticos e documentos pessoais das vítimas, promovendo inclusive saques de benefícios sociais.

No momento da apreensão, o suspeito se encontrava em um bar, local onde encontrava as vítimas para devolver o troco do empréstimo, após retirar os juros.

A pena de reclusão varia de um a quatro anos mais multa, por reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida, com pena prevista de detenção de seis meses a dois anos e multa.

As investigações continuam em andamento, não se descartando novos pedidos de prisão e autuação de envolvidos na formação de organização criminosa.

A Policia Civil, solicita que todas as vítimas que tiveram seus cartões e documentos pessoais retidos que procurem a 21 Delegacia de Polícia de São Francisco do Conde para restituição dos objetos.