Localizada à 70 km de Salvador, a cidade de São Francisco do Conde na Bahia, está entre os municípios de maior PIB per capta no País. Seus 40.664 habitantes enfrentam problemas, como falta de saneamento, ausência de pavimentação, falta de emprego entre outros. Ainda assim, o prefeito Antônio Calmon (PP), vem gastando através da Secretaria de Cultura – Secult, valores altos com contratações de artistas de reconhecimento nacional.
A Secretaria de Assistência Social, realizou no dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, uma apresentação do cantor Thiago Aquino, no valor de 160 mil reais.
Foram gastos também com a apresentação do Cantor Pablo 145 mil, para apresentação no evento da mulher conforme contrato de inexigibilidade n.º 003/2023-1 publicado no diário oficial do município. Só que este não se apresentou.
Enquanto a Prefeitura de São Francisco libera um orçamento milionário para a realização do evento, a população da cidade cobra o básico. Uma das áreas mais carentes do município é a Saúde. De acordo com denúncias, o município vem sofrendo com a falta de atendimento clínicos às diversas modalidades de eventos, envolvendo as mulheres, como por exemplo exames de mamografia por conta do equipamento que está sem funcionamento na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM,já há alguns meses, e outros exames que estãointerferindo na saúde de muitas mulheres franciscanas, que despendem dos serviços da unidade e que está comprometendo a qualidade de vida de cada uma delas.