Bahia Bahia
É o caos – Precariedade na conservação e acessibilidade em calçadas e equipamentos públicos de São Fco. do Conde tem causado indignação a comerciantes e frequentadores de rua comercial
São inúmeras reclamações da população que frequenta o local
12/03/2023 19h55 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: RC News
RC News

O desenvolvimento do comércio de um município é o indicativo de que ele está caminhando para a prosperidade. Esta é a afirmação de vários estudiosos do desenvolvimento econômico ao defenderem que “se o comércio vai bem, o município vai bem”. O comércio tem a capacidade de fomentar o consumo e a produção de bens e serviços, porque circula nele os recursos advindos dessa movimentação comercial.

São inúmeros os benefícios que o fortalecimento do comércio local proporciona através da sua complexa cadeia produtiva. Por intermédio da aquisição de produtos, matérias-primas e serviços, fornecedores locais impulsionam a dinâmica econômica e os ganhos são percebidos por todos, especialmente pela população, em todas as localidades.

Em São Francisco do Conde o comércio local tem crescido e gerado emprego na cidade, apesar do descaso por parte do poder público pra com a mobilidade urbana, o bairro da Nova São Francisco hoje, uma avenida comercial, tem tudo ali supermercados, farmácias, padarias, açougues etc... Mas, o que incomoda a população e os usuários dos serviços na localidade é a ausência de ações por parte do poder público municipal.

Os problemas de infraestrutura das ruas e calçadas do município, nunca incomodaram tanto a população. Na rua, os pedestres são obrigados a caminharem pelos buracos e obstáculos das calçadas ou entre os carros, correndo risco de acidente.

A nossa redação tem recebido várias reclamações da população franciscana, estão se utilizando desse espaço como palco de discussões e desabafos sobre essas péssimas condições que são um problema percebido pela população. Na lista de principais reclamações estão trechos sem acessibilidade, cheio de buracos, com inúmeras ondulações e desníveis, trânsito mal organizado, a coleta de lixo só é feita meio dia, segundo alguns comerciantes.

O comércio que abre às 08h, tem o lixo em suas portas, dificultando e causando muito desconforto para os usuários. Apesar de tudo isso o comercio hoje na cidade, depois da prefeitura, é o que mais emprega na cidade.

Cansados de esperar por melhorias e na expectativa do poder público tomar alguma atitude perante essas situações desagradáveis, ouvintes e telespectadores, tem utilizado nossos canais de comunicação, para desabafar esses assuntos, pois acredita que a situação das ruas e calçadas do município estão ruins.

Falando em administração municipal, a crítica é que a atual está muito inferior da perfeição. Compreendo o momento em o país inteiro enfrentou, mas o município possui uma das arrecadações mais fortes do país e mesmo assim coisas básicas são esquecidas na saúde, infraestrutura e outros setores.

Para um leitor e ouvinte que não quis se identificar, no ano de eleições municipais vão aparecer todo tipo de obras. “E esta cidade pode virar um paraíso da noite para o dia, mas o que esperar de uma administração que usa das esperanças do povo pra se fazer vencedora em pleitos futuros? Com certeza em política, estamos longe da compaixão alheia a nós eleitores”, diz.

Todos os cidadãos do município estão sendo prejudicados pela má conservação das vias públicas do município e equipamentos públicos, é o que afirma Joana. “Precisamos de um choque de gestão, boa vontade, decisão, tomada de posição, investimento pesado sem desculpas de que não há recursos, fazer projetos que se fizerem necessários, enfim, boa vontade política para que haja uma efetivação naquilo que tem sido apenas promessas. São Francisco do Conde merece”, finaliza.