Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, emitiu um alerta epidemiológico após registrar a morte de um bebê de nove meses por coqueluche. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o óbito foi o primeiro registrado na Bahia em cinco anos.
A criança morreu no último dia 12. A vacinação, o principal meio de prevenção, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
O imunizante está disponível para bebês - aos 2, 4 e 6 meses -, crianças - de 15 meses e 4 anos - e adultos nos seguintes grupos: gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e educação infantil que trabalham com crianças menores de 5 anos.
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda. Ela compromete especificamente o aparelho respiratório e se caracteriza por tosse seca muito forte e incontrolável, que pode levar a vômitos e dificuldade de respirar. A transmissão ocorre de uma pessoa doente para uma saudável pelo contato direto através da tosse, do espirro ou ao falar.