Educação Dia das Crianças
Semana das Crianças nas escolas traz 'Cabelo Maluco' e outras tendências divertidas
A Semana das Crianças promete ser inesquecível com uma programação que une o tradicional ao moderno, incluindo atividades que viralizaram nas redes sociais.
10/10/2024 14h23 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Semana das Crianças nas escolas. Foto: Divulgação

Com a chegada do Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado (12), escolas, centros culturais e espaços públicos em todo o Brasil estão se preparando para proporcionar dias repletos de festa e diversão para os pequenos. A Semana das Crianças promete ser inesquecível com uma programação que une o tradicional ao moderno, incluindo atividades que viralizaram nas redes sociais.

Entre as tendências que ganharam destaque, o "Dia do Cabelo Maluco" tem se tornado uma febre entre os alunos. Com a ajuda de familiares, as crianças tem se divertido criando penteados criativos e inusitados, transformando essa simples brincadeira em um momento especial de muita alegria e ludicidade. Além disso, outras modas como a "Mochila Maluca" e as "Meias Divertidas" também foram incorporadas às celebrações, permitindo que os pequenos expressem sua personalidade e criatividade.

Essas atividades, que agora fazem parte da programação da Semana das Crianças em diversas escolas pelo pai­s, são uma forma de trazer o espírito leve e festivo da infância para o cotidiano escolar, reforçando a importância do brincar e da imaginação na vida das crianças.

O que antes era apenas uma "trend" ou um único dia celebrado nas escolas como comemoraação ao dia dos pequenos, se transformou em uma semana inteira de muita festa em homenagem as crianças, com uma variedade de eventos como: "dia da mochila maluca", "dia do esquisito", "festa a fantasia", "festa tropical", "splash day", "dia da meia divertida" e por aí­ vai. 

Origem 

Nas redes sociais, a primeira "trend viral" destes dias criativos para as crianças foi o "Dia do Cabelo Maluco", ou "Crazy Hair Day", que surgiu nas escolas norte-americanas e tem como objetivo incentivar os alunos a expressar a sua criatividade através de penteados diferenciados.

A brincadeira teve origem nas redes sociais, principalmente no TikTok e Instagram, ganhou popularidade no ano de 2023, fazendo com que pais e influenciadores começassem a partilhar vídeos e fotos de seus filhos com penteados divertidos e coloridos. Estes conteúdos rapidamente se tornaram virais, inspirando milhões de pessoas através de visualizações e engajamentos.

Interação famí­lia - escola

As atividades promovidas pelas escolas não só encantam os alunos, que se veem desafiados a serem criativos, como também promovem entusiasmo e dedicação dos pequenos, que se empolgam com esse novo universo de "fantasia". Além disso, com o apoio da escola, pais e responsáveis também passam a fazer parte dessa nova "brincadeira" e voltam a ser crianças através dos próprios filhos. 

Para Taylane Almeida, mãe de Heloísa, de 6 anos, "Olha, eu achei que é bom pra descontrair eles um pouco, em meio a tantas atividades do dia a dia, testes, trabalhos escolares, uma forma de divertir eles ainda mais que estamos também na semana do dia das crianças, E fora que eles se empolgam bastante, ficam uns querendo ver os outros", contou Taylane.

Meia maluca da Heloísa, aluna da Escolinha Arco-Íris em São Sebastião do Passé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a mamãe de Ian, Mariana Carvalho, "Eu acho que é uma maneira divertida de integrar a famí­lia a  escola, pois, geralmente, a família toda se envolve na brincadeira. Além de ser importante pra criar memórias para as crianças. Eu gosto muito e sempre participo!" Disse a Mariana, que desenvolveu um penteado denominado "IANgurte" no cabelo de Ian.

Cabelo maluco do Ian, aluno da Escolinha Arco-Íris em São Sebastião do Passé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O papai da Maria Adrielle, Adriano Almeida, "Essa semana ela brincou muito e esqueceu um pouco celular. Muito boa essa introdução nas atividades escolares, tráaz as crianças ao mundo real de brincadeiras alémm de muito divertimento". Contou o papai da Maria.

Meia divertida, cabelo maluco e  mochila maluca da Maria Adrielle, aluna do CEB em São Sebastião do Passé