Política Criticado
Candidato a prefeito causa polêmica ao se referir a crianças autistas como "praga"
Caso aconteceu durante sabatina, nesta quarta-feira (18)
20/09/2024 14h46
Por: Mariana Carvalho
Reprodução

Hilton Couceiros (Avante), candidato a prefeito da cidade de Valença, no baixo sul da Bahia, causou polêmica, durante uma sabatina realizada na última quarta-feira (18). Durante a sua fala, ele se referiu a crianças com Transtorno do Espectro Autista como "praga".

“Hoje nós temos algumas escolas de Valença, como APAE, AMA, Pestalozzi, com as crianças com deficiência física e autista e etc. Isso é muito preocupante que isso está parecendo que é uma ... como digo o nome ... uma praga, não é praga, mais ou menos isso", disse o político.

Após uma grande repercussão negativa, o candidato se retratou, afirmando que os seus adversários tiraram a fala de contexto.

"Infelizmente, durante uma fala recente, ao tentar responder a uma pergunta, eu cometi uma falha.
Utilizei um termo inadequado para me referir ao aumento de diagnósticos de autismo, o que gerou interpretações que não condizem jamais com o meu pensamento ou a minha postura.
Foi um momento de falha na escolha das palavras, peço desculpas sinceras a todas as famílias, pessoas com autismo e a quem mais possa ter se sentido ofendido por tal equívoco.
Quero aqui também registrar que, infelizmente, percebo que algumas pessoas estão tentando transformar esse erro em uma oportunidade de politicagem, usando a situação para desviar o foco do que realmente importa: o respeito e o compromisso com as pessoas, quero deixar claro que jamais banalizaria um tema tão sério como o autismo.", escreveu ele em postagem nas redes sociais.

De acordo com G1, a declaração chegou a ser rebatida pelo embaixador do autismo na Bahia, João Pedro. O representante da causa voltou a se pronunciar, e disse ter entendido que a fala do político foi tirada de contexto.