A marca Tupperware está prestes a declarar falência. Com 82 anos de história e com fama mundial, inclusive com forte presença no dia a dia dos brasileiros, a fabricante de recipientes plásticos e produtos de utilidade doméstica acumulou uma dívida em torno de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bilhões) e não tem conseguido manter os compromissos com seus credores.
Segundo informações, o comunicado de falência deve acontecer ainda nesta semana, mas os planos não são considerados definitivos e as negociações, que já estão prolongadas, seguem sendo realizadas. Com a possibilidade de "fechar as portas", as ações da marca despencaram em 57,51% na bolsa de valores dos Estados Unidos e fechou em US$ 0,51.
Em março deste ano, a empresa já havia emitido um alerta sobre a não continuidade das atividades, quando relatou uma crise de liquidez.
Tupperware
A marca foi fundada em 1946, pelo químico Earl Tupper, e se popularizou inicialmente na década de 1950, no período pós-guerra, mulheres buscaram independência e empoderamento, passando a vender os recipientes.
No Brasil se tornou bastante popular ao longo dos anos, inclusive sendo constantemente motivos de brincadeiras e piadas nas redes socias. Durante a pandemia de covid-19, teve um impulso nas vendas por ser utilizada para armazenamento de alimentos, o que teve movimento contrário nos últimos trimestres.