De acordo com os médicos do hospital Israelita Albert Einstein, O estado de saúde do zagueiro Izquierdo, do Nacional do Uruguai, é praticamente irreversível. A informação foi passada à imprensa, através da cônsul uruguaia Marta Echarte que visitou o atleta, nesta segunda-feira (26).
O jogador uruguaio está internado na UTI do local desde a última quinta-feira, 22, quando passou mal durante o jogo contra o São Paulo, pela Libertadores.
"Estivemos com o presidente do Nacional, Alejandro Balbi, e a família de Juan Izquierdo. A situação é muito delicada, praticamente irreversível e estamos aguardando para ver o que vai acontecer nas próximas 48 horas. O dano cerebral é o que mais nos preocupa agora. Falamos com os médicos e no início era um problema cardíaco, uma arritmia cardíaca, mas depois complicou e houve progressão e envolvimento cerebral, é o que relata o relatório médico. Agora eles estão dando assistência respiratória a ele", disse Marta Echarte à rádio Sport 890, do Uruguai.
De acordo com o boletim desta segunda-feira (26), o zagueiro tem estado neurológico crítico e segue respirando por meio de ventilação mecânica.
Após exames realizados no último domingo (25), o jogador apresentou "progressão do comprometimento cerebral", além de aumento da pressão intracraniana.
Izquierdo teve uma arritmia seguida de parada cardíaca na quinta. O jogador caiu sozinho no gramado do Morumbi, durante a partida. Ele foi atendido por médicos dos dois times no campo e deixou o estádio de ambulância.
O atleta, que chegou no hospital em parada cardíaca, precisou ser reanimado. Manobras de ressuscitação foram feitas. Um desfibrilador também foi utilizado, surante o procedimento.