O lendário ator francês Alain Delon, conhecido por seus papéis em uma série de clássicos do cinema nas décadas de 1960 e 1970, faleceu na madrugada deste domingo, aos 88 anos. A notícia foi confirmada por sua família por meio de uma nota oficial enviada à imprensa francesa. A causa da morte não foi divulgada.
Delon, que se tornou um dos rostos mais reconhecidos do cinema mundial, participou de mais de 90 produções ao longo de sua carreira. Ele trabalhou com renomados cineastas como Louis Malle, Michelangelo Antonioni, Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Melville, Luchino Visconti, René Clément e Jacques Deray, contribuindo para a criação de filmes que marcaram a história do cinema.
“Alain Fabien, Anouchka, Anthony e (seu cão) Loubo lamentam profundamente o falecimento de seu pai. Ele morreu tranquilamente em sua casa em Douchy, rodeado por seus três filhos. A família pede que respeitem sua privacidade neste momento de luto extremamente doloroso”, informou a família em nota divulgada na manhã deste domingo.
O presidente francês, Emmanuel Macron, também se pronunciou sobre a morte de Delon. Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Macron descreveu o ator como alguém que “encarnou papéis lendários e fez o mundo sonhar”. O presidente ainda destacou: “Melancólico, popular, secreto, foi mais que uma estrela: um monumento francês”.
“Se eles são bonitos, sou Alain Delon”, já cantavam Os Mutantes em sua “Balada do Louco”. De fato, o ator francês se consagrou não apenas como sex symbol das décadas de 60 e 70, mas sobretudo como um dos maiores nomes da história do cinema. Hoje aos 86 anos, Alain Delon se prepara para sair de cena de uma vez por todas. Isso porque, depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019 e travar uma batalha contra as sequelas, ele decidiu passar por um suicídio assistido na Suíça, país onde mora atualmente e que permite o procedimento sob determinadas condições.
No dia 25 de julho, foi divulgada uma emocionante mensagem de despedida por meio de sua conta oficial no Instagram. Embora tenha sido apagado, o post em francês dizia o seguinte: “Eu gostaria de agradecer a todos que me acompanharam ao longo dos anos e me deram grande apoio. Espero que os futuros atores possam encontrar em mim um exemplo não só no campo do trabalho, mas na vida cotidiana entre vitórias e derrotas. Obrigado, Alain Delon.”
O filho do astro, Anthony Delon, já havia revelado a intenção do pai de cessar sua vida. Segundo a revista Le Point, o herdeiro — que também é ator — teria prometido a Alain acompanhá-lo no sucicídio assistido. Em outra publicação na rede social, o veterano justificou sua decisão, tomada há bastante tempo. “Acho que minha vida tem sido linda, mas também muito difícil. Nunca gostei de envelhecer, todas essas dores e dificuldades que tenho que enfrentar diariamente me deixam imóvel diante de tudo”, escreveu ele.
Delon vinha enfrentando problemas de saúde desde 2019, quando sofreu um acidente vascular cerebral.