Em Sessão Ordinária, acontecida na última terça-feira (16), na Câmara Municipal de São Sebastião do Passé, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 009/2024, que reajusta os vencimentos básicos dos professores públicos do município. O valor do aumento será de 8%.
A votação do projeto causou grandes discussões no plenário. Fazendo uma crítica à fala do presidente da câmara, Gil do Posto (Avante), quando ele disse que o papel do vereador era de apenas votar, o vereador Soldado Nailson (Republicanos) chamou todos os outros vereadores de "capachos da gestão".
"Os senhores são omissos, os senhores são capachos da gestão! Vem pra cá defender um projeto como esse, de 8% e dizer que o vereador só tem que votar? Não é só votar, o vereador tem outras atribuições! Um projeto ilegal, imoral e injusto para os professores", disse ele, que ainda assim, votou a favor do projeto, com a justificativa de que, caso votasse contra, isso poderia ser usado contra ele, futuramente.
Nailson falou ainda que a aprovação do projeto seria ilegal, pelo fato de estar sendo votada em período eleitoral o que, dessa vez, foi rebatido por Gil.
"Mais uma vez, o vereador se porta baseado na mentira e na desinformação. Realmente, é vedado o reajuste de salário em ano eleitoral, mas, não é vedado antes dos três meses (de campanha) e essa matéria deu entrada nessa casa dia 05/07, um dia antes, portanto, uma dia antes de ser vedado. Já estamos votando o que é de direito, o que é de lei. Como eu digo ao vereador: tem que se buscar informação para informar à plateia a verdade", rebateu.