Bahia Celebração
Multidão celebra os 201 anos do 2 de Julho em Salvador
Realizados entre a Lapinha e o Centro da cidade, festejos reuniram centenas de pessoas neste 2 de julho
02/07/2024 14h17
Por: Mariana Carvalho Fonte: iBahia
Reprodução

Uma multidão acordou cedo nesta terça-feira (2) para comemorar os 201 anos do 2 de Julho, data que marca a Independência do Brasil na Bahia, em Salvador. Realizados entre o bairro da Lapinha e o Centro Histórico da cidade, os festejos reuniram centenas de pessoas.

As celebrações começaram ainda nas primeiras horas do dia, com fogos. Depois, o hasteamento da bandeira, seguido do tradicional depósito de flores no busto do general Pierre Labatut, mais conhecido como general Labatut, deram início ao desfile das imagens do Caboclo e da Cabocla.

Por todos os lados, baianos e turistas, que se apertaram para acompanhar a passagem dos símbolos da independência e das fanfarras. Nesta edição, por ser ano de eleições, o público se tornou ainda maior, com a presença de apoiadores de candidatos.

Entre as autoridades presentes no evento, estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acompanhado da esposa, Janja, ele desfilou com o governador Jerônimo Rodrigues em um carro aberto. Em determinado momento, Lula chegou a usar o turbante dos Filhos de Gandhi.

"Uma operação grande montada para hoje, para garantir essa festa cívica popular. São 1.300 policiais civis e militares. Bombeiros militares estarão em todo o circuito, em todas as ruas do entorno. Teremos ao longo da Lapinha e do Centro Histórico 300 câmeras também, sendo 50 delas de reconhecimento facial, fazendo monitoramento; equipes de policiais civis infiltrados, para evitar crimes contra o patrimônio", disse.

"Tudo isso para garantir que essa festa tenha cada vez mais a presença popular. E, lógico, a gente pede que as pessoas venham curtir, venham na paz, venham festejar essa data tão importante, que nós estaremos aqui para garantir a segurança delas", concluiu.