O Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, realizou na tarde deste domingo (30), seu último voo comercial, operado pela Azul Linhas Aéreas com destino a Recife, encerrando as operações regulares de passageiros no local.
A suspensão dos voos, anunciada pela Azul em maio, era a última rota comercial em funcionamento no aeroporto, que se encontra a cerca de 100 km de Salvador. A empresa aérea justificou a decisão como parte de um ajuste de capacidade à demanda.
A ocupação dos voos para Recife girou em torno de 60% nos últimos meses, considerada satisfatória pela administração do aeroporto. O gestor do aeroporto, Gilmar Prazeres, lamentou o cancelamento e destacou que a ampliação da pista de pouso e decolagem, entre outras melhorias, podem trazer os voos comerciais de volta no futuro.
A gente já tinha malha aprovada até 2025 e quando foi no mês passado, no final de maio, a gente recebeu da Azul Linhas Aéreas a solicitação do cancelamento de três meses a partir do dia 1° de julho de 2024”, comentou em entrevista à TV Subaé.
Em dezembro de 2023, o aeroporto já havia perdido a rota Feira de Santana - Salvador, operada pela Voepass Linhas Aéreas, em função da reestruturação da malha aérea da empresa. Na época, a ocupação dos voos também ficou abaixo do esperado, com apenas 32%.
Mín. 20° Máx. 32°