Política FAKE NEWS
Candeias: Vice-Prefeita presta queixa contra site que publicou fake news a seu respeito
O site publicou uma nota, informando que a petista estaria articulando um reforço nas operações de blitz da Lei Seca, junto ao Detran-BA
14/06/2024 09h57 Atualizada há 5 meses
Por: Mariana Carvalho
Divulgação

A vice-prefeita de Candeias, Marivalda da Silva (PT), compareceu à 20ª Delegacia de Polícia para prestar um Boletim de Ocorrência contra um site de notícias local, que  publicou uma notícia afirmando que Marivalda se reuniu com representantes do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), junto à coordenação do Ciretran (Candeias) para solicitar um reforço nas operações de blitz da Lei Seca aos domingos que antecedem as comemorações juninas. Ainda de acordo com a fake news publicada, as ações já seriam iniciadas na tarde desta quinta-feira, dia 13.

De acordo com a vice-prefeita de pré-candidata à prefeita, a informação se trata de uma fake news, veiculada na tentativa de prejudicá-la. Ela utilizou as suas redes sociais para falar sobre o assunto.

"Mas como a gente sabe que se trata de uma disputa política, eu prefiro falar diretamente com vocês que é mentira, é fake. Combata isso junto com a gente! Infelizmente as pessoas não querem assumir suas responsabilidades. Nesses dois dias ocorreram blitz dentro da cidade feitas a pedido da gestão. É só perguntar ao comandante", disse ela.

Fake news x Marivalda

Essa não é a primeira vez que Marivalda da Silva afirma ser vítima de fake news. Em fevereiro deste ano, a petista afirmou que adversários utilizaram inteligência artificial para produzirem um vídeo, como se fosse da sua autoria. De acordo com ela, neste vídeo, o governador aparece com a voz manipulada, falando que a petista teria que ter apoio dos meninos para ser candidata. A técnica de adulteração de sons e imagens é conhecida como deepfake. A voz e até a aparência de alguém podem ser recriadas artificialmente.