Polícia Metropol
Saiba quem eram os cabeças de facção criminosa alvos de operação em São Francisco do Conde
Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13)
13/06/2024 14h59
Por: Mariana Carvalho Fonte: BNews
Reprodução

Oito suspeitos por envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram presos durante a Operação Metropol, deflagrada nesta quinta-feira (13).

As prisões ocorreram na cidade de São Francisco do Conde. Entre os alvos da operação estão quatro cabeças de uma facção criminosa que atua na região, o Bonde do Maluco (BDM).

Luan Santana Almeida dos Santos (vulgo Parma)
Situação: Possui mandado de prisão, mas não foi localizado.
Informações: Natural de Madre de Deus, Luan tem vínculos com criminosos que atuam em Itapuã, São Francisco do Conde e Simões Filho. Ele é um dos líderes do BDM.

Luana Claudia Santos de Assis
Situação: Presa.
Informações: Única mulher detida na operação. Luana utilizava menores para vender drogas.

Silvonildo Ferreira dos Santos (vulgo Nildo)
Situação: Preso.
Informações: Principal alvo da operação, Nildo é uma das grandes lideranças da facção criminosa no município. Ele era responsável por cobrar dívidas contraídas por usuários de drogas, prática conhecida como "disciplina". O preso também definia as regras de conduta e matava para facção. Já cumpriu pena por tráfico de drogas e responde por homicídio.

Caíque Santos de Almeida
Situação: Possui mandado de prisão, mas não foi localizado.

A polícia apreendeu durante a operação pasta base de cocaína, porções da mesma droga, de maconha e de crack, uma espingarda calibre 12 com cano serrado, câmeras de videomonitoramento e celulares foram apreendidos durante a operação.

Numa parede com fundo falso na casa de um dos principais alvos, os policiais também localizaram uma balança, embalagens para acondicionar drogas e rádios comunicadores.

Cerca de 100 policiais civis cumpriram os mandados judiciais, expedidos pela Vara de São Francisco do Conde. A operação foi deflagrada pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e pela 21ª Delegacia Territorial (DT/São Francisco do Conde), com o apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Canil da unidade especializada.