Um vídeo que circula nas redes socias, traz um questionamento de uma moradora de São Francisco do Conde, com relação ao Processo Seletivo Simplificado REDA Nº 001/2024, realizado em parceria com as Secretarias de Educação e de Esportes e Juventude. Segundo Eliany Vasconcelos, que é bastante conhecida na cidade pelo apelido de "Peu", os profissionais convocados foram selecionados a partir de interesses políticos e não pelas suas competências e habilidades.
No vídeo, ela afirma que há uma pessoa mandando e desmandando na Secretaria de Educação. "Pessoa essa que, inclusive, não é secretária de educação, não é secretária de juventude, mas, que tem sala na Secretaria de Educação, que estava selecionando e dizendo quem podia e quem não podia ficar", diz ela.
Eliany questiona ainda qual o critério utilizado na seleção e se dirige diretamente ao prefeito da cidade, Antônio Calmon (PP). "Qual critério, senhor prefeito? Vou perguntar diretamente ao senhor, porque foi ao senhor que o povo outorgou o direito de estar na cadeira do executivo", indaga a denunciante.
Ela segue falando que os 12 vereadores de situação estão chateados, pois, pessoas indicadas por eles não foram selecionadas e conclui o vídeo, deixando um "conselho" e um questionamento. "Vou dar só um conselho aos senhores vereadores: toma vergonha, vai legislar em favor do povo, vocês são 12 de situação, tá na hora de trabalhar em prol do povo. O povo quer saber, a gente tá aguardando a resposta, qual o critério utilizado na seleção desse REDA?", finaliza.
Confira o vídeo completo: