O credenciamento para que os vendedores ambulantes possam trabalhar no carnaval de Salvador começou às 10h desta quarta-feira (8), exclusivamente pela internet, porém nos primeiros minutos da abertura do serviço o site disponibilizado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ficou fora do ar.
Por volta das 10h45 da manhã desta quarta, o site estava fora do ar. Questionada sobre a instabilidade, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, responsável pela criação do sistema online, afirmou que ainda apura o que deixou o site fora do ar.
O linceciamento online segue recomendação feita pelo Ministério Público do Trabalho da 5ª Região, com divulgação prévia na imprensa local sobre datas e o procedimento para a realização da inscrição.
A Prefeitura de Salvador informou que, através do Programa Conecta Salvador, oferece pontos de internet gratuitos para população em locais de grande circulação e em equipamentos da gestão municipal. O objetivo é que esses locais auxiliem os ambulantes no cadastramento.
As regras para a operação do comércio informal durante a folia foram divulgadas por meio de Portaria publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (2). Após o cadastro no site, será gerado um Documento de Arrecadação Municipal (DAM) com o nome do autorizatário, que deverá pagar a taxa dentro do prazo estipulado.