Na manhã desta terça-feira (21), dezoito pessoas foram presas e uma foi baleada, nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoad, durante uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga policiais militares da Bahia e Pernambuco, CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) e lojistas suspeitos de integrar uma organização especializada em vender armas e munições ilegais para facções criminosas nos dois estados e em Alagoas.
Foram determinados 20 mandandos de prisão e 33 de busca e apreensão para a operação.Durante um confronto que aconteceu no bairro São Gonçalo do Retiro, em Salvador, um homem identificado como Diego do Carmo dos Santos foi baleado.
De acordo com as investigações, Diego do Carmo fez 16 encomendas aos investigaodos. A primeira, ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2022 e a última, em junho de 2023.
Segundo a PF, cerca de 325 policiais cumpriram os mandados. Além da POlícia Fedral, estiveram envolvidos na operação, o Ministério Público, a Polícia Civil da Bahia, as polícias Militar da Bahia e de Pernambuco e o Exército Brasileiro.
A ação aconteceu nas cidades de: