Na última sexta-feira (26) Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde realizou a cerimônia de entrega de entrega da requalificação do seu plenário. A abertura oficial foi realizada pelo presidente Antônio Lopes (Pantera), seguida da execução do Hino Nacional, executado pelos artistas Márcio Valverde e Isa Milena.
O evento contou com a presença de todos os vereadores, além do prefeito Antônio Calmon, do vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), secretários, assessores, o vice-prefeito de Madre de Deus, Hamilton Pereira, acompanhado de Lídia Leiva, sua esposa e a comunidade franciscana, em geral.
Vários representantes fizeram declarações e se pronunciaram sobre a entrega da obra e, em seguida, houve a entrega do "Troféu Gratidão", que foi uma homenagem aos representantes dos setores que estiveram diretamente envolvidos com a execução do projeto e também às personalidades que contribuíram para a concretização da obra de alguma forma.
Dentre as inúmeras melhorias realizadas no plenário, destacam-se um novo sistema inteligente de ar-condicionado, novas poltronas que atendem aos padrões de acessibilidade, um novo mobiliário para a sala de sessões, bem como decoração com iluminação em led e antessala de reuniões com decoração moderna e repaginada.
A primeira sessão pós-obra ocorrerá na próxima terça-feira (30).
Em entrevista a um site de notícias, o prefeito Antônio Calmon falou sobre a satisfação de contemplar a obra de requalificação do plenário. "É uma satisfação muito grande estar aqui essa noite, prestigiando o nosso presidente Pantera por essa obra maravilhosa entregue à comunidade do nosso município, isso é muito gratificante para todos nós", disse ele.
Ainda em entrevista, Calmon falou sobre o atual cenário da cidade, tendo em vista as dificuldades econômicas que o município vem passando. "No início do governo, eu procurei fazer uma economia, sabendo das dificuldades que eu encontraria, mas, a dificuldade que eu esperava que chegasse em 10 anos, se adiantou e hoje, estamos com bastante dificuldade, não só a prefeitura, como a Câmara também. Com relação ao ano passado, estamos deixando de arrecadar R$ 50 milhões, isso faz com que os nossos investimentos parem e é por isso que estou nesta luta. Tive há poucos dias com o serectário da Fazenda e do Estado e com o deputado Rosemberg Pinto, em busca de uma solução e estamos aguardando qual vai ser a manifestação da Secretaria da Fazenda e do Estado, em relação à situação que São Francisco do Conde hoje vem enfrentando", declarou.