Justiça Determinação
Justiça atende pedido do PT de suspenção de perfis falsos por calúnia em São Francisco do Conde
Os perfis foram acusados de realizar propaganda negativa e antecipada com informações falsas e ofensivas, incluindo pesquisas de intenção de voto ilegais.
14/04/2024 12h53 Atualizada há 7 meses
Por: Redação
Reprodução/Internet

A Justiça Eleitoral ordenou a suspensão de perfis falsos usados para difamar e caluniar pré-candidatos em São Francisco do Conde.

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma representação contra os perfis do Instagram "Fofoca São Francisco" e "Ana Santana", acusando-os de disseminar notícias falsas e difamar pré-candidatos a vereadores, além do atual prefeito Antônio Calmon (PP).

Com mais de 5 mil seguidores, o "Fofocas São Francisco" foi alvo da ação. Os perfis foram acusados de realizar propaganda negativa e antecipada com informações falsas e ofensivas, incluindo pesquisas de intenção de voto ilegais.

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata das páginas pelo Facebook/Instagram, com a divulgação pública do motivo da suspensão. Além disso, exigiu que o Facebook/Instagram fornecessem informações sobre os responsáveis pelos perfis, como endereço de IP e dispositivos utilizados.

Uma multa de até R$ 1.000.000,00 foi estabelecida em caso de descumprimento da ordem judicial. Outras ações estão em andamento para responsabilizar outras páginas e grupos de WhatsApp que alimentam a disseminação de fake news no cenário político local.