Em evento no Centro de Cultura Amélio Amorim, nesta terça-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou o planejamento e as atrações da Micareta de Feira de Santana. Com ações e serviços que envolvem diversas secretarias e órgãos, a fim de garantir a segurança e a diversão, além de também, os direitos dos foliões, o Governo do Estado irá marcar presença na grande festa.
Considerada a maior micareta do Brasil, a folia acontecerá entre os dias 18 e 21 de abril, a festa prestará homenagem ao cantor e compositor Jorge de Angélica, ícone do reggae do município e da Bahia, que faleceu no ano passado.
Durante o seu discurso, o governador salientou a importância da micareta para o município, além de anunciar um diferencial deste ano: as festas pré-micareta. "A Micareta de Feira faz girar a ecnomia da cidade e, pessoas da região inteira se fazem presentes. Esse ano, teremis uma novidade: nós estamos interiorizando a Micareta de Feira, apoiando com bandas importantes, cantores famosos, fazendo a pré-micareta em dois distritos importantes: São José e Humildes", disse ele.
Com relação à segurança, a festa irá contar com um efetivo de cerca de 9,5 mil agentes, entre policiais militares, civis, penais, da Polícia Técnica, do Corpo de Bombeiros Militares e servidores da Secretaria de Segurança Pública. No total, serão montadas 74 estruturas, sendo 45 postos elevados de observação - 32 da Polícia Militar e 13 do Corpo de Bombeiros -, 07 postos da Polícia Civil, 02 da Polícia Técnica e 06 da SSP, além de 31 postos policiais.
Marcelo Werner, Secretário de Segurança Pública do Estado, destacou a abrangência da atuação dos agentes de segurança na Micareta. "Temos o maior investimento da história do Governo do Estado em segurança pública: são R$ 10,5 milhões. Instalamos uma Central de Comando e Controle, onde os órgãos municipais, estaduais e federais estarão atuando para atender rapidamente qualquer ocorrência. Tudo para proporcionar uma ótima festa para todos os baianos e baianas, feirenses e aqueles que vierem curtir a Micareta de Feira", pontuou.
O Comitê Integrado de Inteligência e Análise, com a presença das Agências Centrais de Inteligência do Estado, acompanhará todos os detalhes da festa, a fim de promover a análise de informações e proporcionar o assessoramento técnico às autoridades. Com isso, as equipes de segurança que estarão em campo poderão ser acionadas e realizar o atendimento em tempo real.
O esquema de segurança também contará com um aparato tecnológico, composto por 53 câmeras, sendo 22 de reconhecimento facial, incluindo uma em cada portal de abordagem. Além disso, o efetivo estará equipado com 330 rádios Tetra.
Mín. 20° Máx. 32°