O advogado Iago Gabriel Silva Martins teve prisão decretada pelo Tribunal de Justiça da Bahia, através da Juíza de Direito da Comarca de Guanambi, Adriana Silveira Bastos, por falsidade ideológica e falsificação de documentos, após se passar por juiz aprovado no Tribunal de Justiça de Goiás.
Segundo denúncia feira pelo Ministério Público do Estado da Bahia, Iago se apresentava nas redes sociais e perante as autoridades como Juiz de Direito aprovado em concurso público e nomeado pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. O documento, forjado pelo advogado, mostrava sua aprovação no Concurso Público 2021/TJGO.
Com o documento forjado, o farsante chegou a receber homenagens de políticos, autoridade religiosa e comunidade da região de Urandi, onde sua família mora. De acordo com informações, ele ainda chegou a conceder entrevista para um curso preparatório para concursos, se passando por Juiz de Direito, nomeado, porém aguardando posse.
De acordo com informações, o mandado de prisão foi expedido na noite de segunda-feira (1º), porém, ao tentar cumprimento na manhã de terça-feira (2), em Urandi, o advogado havia fugido, sendo considerado, então, um foragido da Justiça.
Além da prisão, o MP decretou quebra de sigilo telefônico, acesso a dados e mandado de busca e apreensão em seus endereços.