Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação 'Stop Driver', em atuação conjunta com o GAECO (MPBA), cujo objetivo é combater uma organização criminosa especializada em fraudar o processo para obtenção da Carteira Nacional da Habilitação em cidades da Bahia.
Até o momento, quatro pessoas foram presas: um agente público da 17ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Santa Maria da Vitória, um ex-servidor do órgão e sócios de autoescolas. Os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Barreiras.
Os integrantes da organização estão sendo investigados pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, falsificação de documento público, lavagem de capitais e estelionato, cujas penas podem superar 40 anos de prisão, além de perda de todo o patrimônio adquirido com o crime.
As investigações foram iniciadas pelo Ministério Público, que recebeu denúncias anônimas. A operação contou com a ação de 90 policiais no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão e e quatro mandados de prisão, nas cidades de Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Coribe, Santana, Canarana e Bom Jesus da Lapa, todas na Bahia. Mandados também foram cumpridos em Brasília (DF) e Goiânia (GO).