Saúde Vacinação
Sesab e SEC lançam projeto para a vacinação de estudantes da rede estadual de ensino
Projeto visa aumentar a cobertura vacinal no estado
19/02/2024 15h06
Por: Mariana Carvalho
Joá Souza / GOVBA

Foi lançado, nesta segunda-feira (19), pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), durante a abertura do ano letivo 2024, em Feira de Santana, o Projeto Vacinação nas Escolas, que tem como objetivo erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreviníveis infectocontagiosas, ampliando a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino da Bahia.

O Projeto se faz necessário neste momento, pelo fato da cobertura vacinal apresentada no país estar em baixa, o que possibilita o retorno de doenças antes já controladas por meio da imunização. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a SEC desenvolveu estratégias para possibilitar a ampliação da proteção de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Equipes capacitadas serão encaminhadas às escolas e assim, os profissionais irão avaliar a caderneta e atualizar o esquema vacinal dos alunos.

A secretária de saúde, Roberta Santana, destacou a importância da vacinação e do Projeto para a população. “A gente reestabelece essa parceria da Educação com a Saúde, que já começou no ano passado, com o Odonto nas Escolas, um projeto importante. Atuamos em mais de 168 municípios. Agora, a gente traz essa inovação, que é a vacinação dentro da escola. Teremos, no calendário escolar, a semana de vacinação. Estamos muito felizes com essa estratégia, nós melhoramos a cobertura vacinal no ano passado e, neste ano, não vai ser diferente. Vacinar é importante e salva vidas. Nós traremos o carro da vacina, que vai rodar por essas escolas, e a gente vai poder ofertar a vacina para jovens e adolescentes dentro da escola, fortalecimento da [imunização contra] HPV, Covid, da bivalente, vacinas importantes para a juventude”, disse ela.

As unidades de ensino estaduais precisarão agendar a visita dos profissionais e comunicar previamente aos pais ou responsáveis. O cronograma prevê duas semanas de mobilização, sendo a do primeiro semestre programada para ocorrer de 26/2 a 1º/3 e a do segundo semestre, de 8/7 a 12/7.

Escolas da rede municipal e particular também poderão participar do projeto, basta só que solicitem  a presença das equipes.

 É importante a apresentação do cartão de vacina para ser avaliado e atualizado, conforme a necessidade.