A confusão entre os sintomas da Covid-19 e da dengue está preocupando muitos pacientes que procuram atendimento médico. Paulo Martins de Souza, vendedor autônomo, relatou que seus sintomas começaram há quatro dias e, nesta sexta-feira (16), o mal-estar aumentou acompanhado de febre. Ele expressa a incerteza sobre qual doença está enfrentando: “Eu não sei o que é, se é Covid ou se é dengue. Tem que ver o que é. Depois do teste que vai saber”.
Tanto a dengue quanto a Covid-19 podem apresentar sintomas semelhantes, como febre, dor de cabeça e mal-estar geral, o que dificulta a diferenciação entre as doenças. Por isso, os profissionais de saúde recomendam a realização de testes específicos para cada uma delas.
Embora a febre seja um sintoma comum, na dengue ela tende a ser mais alta. Além disso, na dengue, podem ocorrer dores fortes nos músculos, nas articulações e atrás dos olhos, vômitos persistentes e manchas vermelhas no corpo.
Por outro lado, na Covid-19, é comum ocorrer perda de olfato e paladar, calafrios, diarreia e sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta ou coriza, além de pneumonia.