Bahia Cajazeiras
Jovem sofre acidente e tem braço amputado em parque de diversões em Salvador
Andrei Peroba, de 20 anos, teve braço esmagado após brinquedo despencar e atingir o chão
16/02/2024 15h35 Atualizada há 9 meses
Por: Mariana Carvalho
Reprodução / Internet

Andrei Peroba, 20 anos, ficou gravemente ferido em um parque de diversões, no bairro Cajazeiras 10, em Salvador. O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (15), quando o brinquedo tipo "Kamikaze" caiu e o jovem ficou preso, tendo o braço esmagado pelo equipamento.

Andrei estava acompanhado da irmã Andreia Peroba, de 17 anos e de uma prima de 9 anos. Andreia teve uma luxação no ombro e a criança não se feriu. 

Testemunhas contam que ouviram um estalo e depois um estrondo. "Houve um estalo assim bem alto, como se estivesse partindo alguma coisa. Quando olhei para trás, o brinquedo começou a entortar os dois eixos e bateu. Fez aquele barulhão, bateu primeiro e despencou", disse Vitória Marisa, empresária. Ela tinha ido levar os irmãos ao parque e estava presente quando tudo aconteceu.

O parque possui alvará de funcionamento. O local foi interditado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), nesta sexta-feira (16), e deverá permanecer fechado até a emissão do laudo de perícia técnica que, segundo o Departamento de Polícia Técnica (DPT), tem o prazo de 10 dias, que pode ser prorrogado. O dono do parque de diversões ainda não se pronunciou sobre o acidente.

De acordo com um tio das vítimas, que preferiu não se identificar, a família não recebeu qualquer suporte dos responsáveis pelo parque. Além disso, o local não contava com bombeiros e socorristas de plantão. "Não teve socorro rápido, demorou. O parque não tem um bombeiro civil. Uma estrutura daquela, um lugar cheio de criança, e não tem esse serviço", disse ele.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a suspeita é que o acidente foi causado por falha mecânica ou falta de manutenção - o que só poderá ser comprovado com a perícia.

Andreia, recebeu atendimento no Hospital Eládio Laserre e foi logo liberada. Já Andrei, passou por cirurgia e se encontra internado e entubado no Hospital Geral do Estado (HGE).