Kauan Peruna, estudante do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em Ilhéus, se tornou o primeiro baiano a participar no programa de inverno de bolsistas de graduação em Relações Internacionais pela International Infinity Society. Aos 13 anos, ele também é a pessoa mais jovem a ser aceita no evento, que acontece neste mês, em Havard, do qual ele participará em formato online.
Graças a esta e outras conquistas, Kauan foi reconhecido pela International Star Kids Awards como um dos jovens mais talentosos do mundo na categoria Educação, em 2023, e na categoria QI, em 2024. Também ganhou bolsas de estudos de 100% para participar de programas de verão presenciais nas universidades de Harvard, Georgetown, Oxford, Cambridge, MIT e Stanford, entre outras. Dentre as 19 premiações que já coleciona, o grande destaque é a sua admissão na International Infinity Society, que é uma sociedade internacional de alto Quociente de Inteligência, tida como uma das instituições mais restritas do mundo, exigindo do candidato um QI mínimo de 140 pontos.
“Estou bastante feliz e honrado. Apesar do processo seletivo acirrado, fui um dos poucos brasileiros a serem aceitos. Também estou bastante ansioso para ter contato com os estudantes de relações internacionais de Havard”, conta Kauan, que é bolsista de iniciação científica na Academia de Ciências de New York.
No momento, os pais de Kauan estão organizando a documentação para que ele possa embarcar para Boston, em 2025, onde vai representar a Bahia na Yale Model United Nations, conferência que visa debater questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio de todo o mundo. Ele também marcará presença na Harvard World Model United Nations, uma conferência anual das Nações Unidas, em modelo itinerante, dirigida pela Universidade de Harvard e uma equipe universitária local da cidade anfitriã.