Um dia após ataques terroristas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) aos prédios do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional, em Brasília, ocorridos no domingo (8), a agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desta segunda-feira (9) inclui encontros com autoridades e conversas com líderes internacionais.
Pela manhã, às 9h, no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo recebe a presidente do STF, ministra Rosa Weber; pela tarde, às 15h, Lula conversa ao telefone com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa; enquanto às 16h30, ele estará em telefonema com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. O último compromisso registrado na agenda oficial é uma reunião com governadores, prevista para às 18h.
No domingo (8), enquanto ainda estava em visita ao município de Araraquara (SP) para avaliar os danos causados pelas chuvas, Lula anunciou o decreto que institui intervenção federal na área da Segurança Pública no Distrito Federal.
No mesmo dia, pela noite, ele retornou à capital federal para vistoriar os prédios públicos depredados. “Estive agora à noite no Palácio do Planalto e no STF. Os golpistas que promoveram a destruição do patrimônio público em Brasília estão sendo identificados e serão punidos. Amanhã retomamos os trabalhos no Palácio do Planalto. Democracia sempre”, declarou o presidente.