Bahia Reisado
Festa de Reis em São Fco. do Conde acontece nos dias 05 e 06 de janeiro
Além dos shows na Praça da Bandeira, haverá programação religiosa
04/01/2024 10h59 Atualizada há 11 meses
Por: Redação
Festa dos Santos Reis, homens, mulheres, jovens e crianças saem às ruas do município cantando, louvando e visitando as casas numa demonstração de empatia, preservação da tradição, cultura e fé. Foto: Reprodução/PMSFC

O tradicional Cortejo de Reis que contará com a História do Reisado,  acontecerá nos dias 5 e 6 de janeiro, em São Francisco do Conde, para celebrar a Festa de Santo Reis com o tema "Nossa História".

A tradição da Concha Acústica, um teatro a céu aberto, será revitalizada. No dia 5, a Praça da Bandeira será palco de apresentações, incluindo Denise Marins, Samba de Vovó, Rangel e Lu Santana, a partir das 19h. No sábado, a partir das 18h, a celebração continua na Praça Getúlio Vargas com a Santa Missa, seguida pelo reisado pelas ruas em direção à Igreja da Conceição da Praia. O evento culmina na Concha Acústica, com apresentação do presépio e bailado ao vivo, seguido por mais shows musicais com Lukas Barreto, Samba Renovação, Rick e Rock, e Mazzo a partir das 20h.

A folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva que no Brasil é classificada como folclore. A festividade rememora o gesto dos Três Reis Magos que saíram à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) com o objetivo de lhes prestar homenagens e entregar presentes. Com o nascimento de Jesus sendo registrado no dia 25 de dezembro, adotou-se o dia 06 de janeiro como a data da visita dos Três Reis Magos a Jesus. Assim, tradicionalmente, grupos de reisado, bandas de pífanos e bois de janeiro percorrem, nos dias 05 e 06 do mês de janeiro, as ruas da cidade, cantando, tocando, dançando e espalhando alegria entre as pessoas do município, finalizando os festejos no dia 06 de janeiro, a data adotada como o dia da visitação ao Menino Jesus pelos Reis.

As manifestações que ocorrem em torno da Festa de Reis em São Francisco do Conde fazem parte do calendário do município, que tem sustentado e alimentado esta importante cultura ao longo dos anos, representando um dos poucos municípios na Bahia que mantiveram esta tradição.