A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Saúde Ana Paula Matos (PDT) afirmou ao bahia.ba que existe possibilidade da capital baiana ampliar a segunda dose da vacina bivalente da covid-19 para toda a população antes do carnaval 2024.
“Já conseguimos a autorização do Ministério [da Saúde] e lançamos a segunda dose da bivalente para os idosos e para as pessoas em mais de 12 anos com comorbidade. A perspectiva é de ter um público maior, estamos aguardando o Ministério ter as doses e sinalizar. Por enquanto, ele fez essa antecipação para esse público, mas o que garantimos é que a medida que formos tendo a possibilidade, nós vamos vacinar”, afirma Ana Paula Matos.
A segunda dose da vacina bivalente é indicada para pessoas com mais de 12 anos que já tenham recebido a primeira dose da vacina Coronavac. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e é mais eficaz contra a variante ômicron do coronavírus.
A Prefeitura de Salvador já iniciou a vacinação com a segunda dose da vacina bivalente para idosos e pessoas com mais de 12 anos com comorbidade. A vacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde da cidade.
A expectativa é que a vacinação com a segunda dose da vacina bivalente seja ampliada para toda a população adulta da cidade antes do carnaval 2024. A vacinação é uma medida importante para evitar a disseminação da covid-19 e proteger a população contra as novas variantes do coronavírus.