A passagem de Beyoncé por Salvador foi apoteótica e um dos assuntos mais comentados por todo o país. Em um único dia, a musa norte-americana movimentou fãs, jornalistas, artistas, espaço aéreo, equipes de segurança, entidades sociais e até o presidente do Brasil.
A primeira capital do país foi a cidade escolhida para o retorno de 'Queen Bee', que esteve também por aqui em 2010.O motivo foi a pré-estreia do filme "Renaissance: A Film by Beyoncé" que aconteceu em dois momentos - no Shopping da Bahia e no Centro de Convenções de Salvador. Veja abaixo como foi os dois eventos e a passagem da cantora:
Membros da Fundação BeyGood, da Beyoncé, estiveram na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para conhecer as instalações do campus I, no bairro do Cabula, em Salvador. A visita aconteceu no dia 18 de dezembro e também contou com uma para na sede do primeiro bloco afro do país, o Ilê Aiyê. A BeyGood foi criada em 2013 por Beyoncé para promover ações de filantropia em comunidades ao redor do mundo. Além disso, a fundação também busca fortalecer o trabalho de empreendedores negros e educação de pessoas negras.
Vale ainda pontuar que em novembro, a cantora anunciou a oferta de bolsas para empreendedores negros e indígenas no Brasil, no valor de R$ 25 mil, e a capital baiana é um dos lugares contemplados.
Após a visita, foi anunciada a escolha de Salvador como sede brasileira para o lançamento da pré-estreia do filme 'RENAISSANCE: A Film by Beyoncé'. A revelação foi feita durante o "Encontro", com Patrícia Poeta, na manhã do dia 19 de dezembro.
Além da pré-estreia, a capital baiana receberia uma festa exclusiva chama 'Club Renaissance'. As ações seriam uma parceria da Parkwood Entertainment, empresa de gestão e entretenimento feita por Beyoncé, e a TV Globo.
O longa da cantora apresenta grandes momentos da turnê mundial com performances de sucesso e hits do disco mais recente, além dos bastidores e discussões do processo criativo.
Com o lançamento do evento, um suspense se criou em torno da presença da diva na Bahia. Rumores e memes se alastraram até com a presença de fotos fakes. Isso aconteceu porque o local do evento VIP, apenas para convidados, não tinha sido anunciado.
O mistério só foi sendo desvendado na quinta-feira (21), dia do evento. O palco montado trazia a mesma formatação do criado para a turnê e os fãs ficaram ansiosos.
Os fãs de Beyoncé investiram tudo e mais um pouco para acompanhar o filme. Além de peças de roupa que remetem à turnê, eles apostaram em acessórios e maquiagens especiais.
A exibição do longa "Renaissance: A Film by Beyoncé", foi no cinema do Shopping da Bahia e contou com a presença de representantes da BeyGOOD, fundação de caridade de Beyoncé, além de integrantes da Central Única das Favelas (Cufa). Além de posar com fãs entre eles, os representantes também discursaram para os presentes na sala da primeira exibição do filme.
Fontes do iBahia reveleram que o avião da diva pop estava a caminho de Salvador. Aos poucos a notícias se espalhou e a dúvida da presença de Beyoncé aumentou ainda mais. A expectativa era de que a cantora fosse aparecer na festa de pré-estreia do filme "Renaissance: A Film by Beyoncé", no Centro de Convenções de Salvador.
A aeronave saiu de Nova Jersey, nos Estados Unidos e aterrissou por volta das 19h30.
A presença de 'Queen Bee' foi se concretizando hora após hora. Os fãs lotaram o Centro de Convenções com os melhores looks, o serviço da festa estava a todo vapor, e claro, os famosos começaram a chegar.
Lore Improta, Ludmilla, Léo Santana, Tia Má foram alguns dos nomes. No palco, apresentações da Banda Didá, Djs, Batekoo e Puma Kamillê. Até que a diva subiu ao palco.
Ao entrar no palco, com um vestido todo prateado e a bandeira da Bahia em mãos, o público do Club Renaissance foi à loucura.
"É muito importante estar aqui na Bahia. Renaissance é sobre liberdade, beleza, alegria...eu estou muito feliz de estar aqui. Eu amo muito vocês. Amo todos. Obrigada por todo suporte de vocês...meus preciosos", disse a cantora, que desceu do palco após a recepção.
Ela não cantou, mas a presença da musa na cidade mais preta do país foi apoteótico.
Além de vibrar com a presença da artista na cidade, o público se declarou e gritou que a amava. Centenas de pessoas estavam presentes e mais famosos apareceram para acompanhar a cantora internacional.
O prefeito Bruno Reis comentou a vinda da cantora assim como o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Nas redes sociais, o presidente compartilhou um dos muitos memes que inundou a internet nas horas que confirmaram a presença da cantora na capital baiana.
“E, mais uma vez, deu tudo certo”, escreve a equipe do presidente em relação à postagem original. O texto do perfil Beyoncé Brasil publicou uma imagem na qual aparecem a artista e o presidente, legendado com o seguinte texto: “Confirmando a teoria: foi só o Lula voltar ao poder que a Beyoncé voltou ao Brasil”.
Já o prefeito Bruno Reis postou também o famoso meme "Não direi nada, mas haverá sinais!".
Um enorme esquema de segurança foi montado para receber a cantora norte-americana. Assim como a recepção, o retorno da diva aconteceu na mesma noite. Um comboio levou Beyoncé ao aeroporto e o avião seguiu para Nova Jersey novamente.
Nesta sexta (22), a cantora prestou uma homenagem publicando inúmeras imagens da passagem dela pela Bahia. Confira aqui!