Bahia Temporal
Chuvas causam transtornos em diversas cidades da Bahia
O vento forte deixou vários objetos espalhados pelas cidades
20/12/2023 14h49
Por: Redação
Reprodução/Redes Sociais

Um temporal registrado nesta terça-feira (19) causou diversos transtornos na capital baiana e nas cidades de Mata de São João, São Sebastião do Passé, Camaçari, Eunápolis, Porto Seguro, Itapetinda, Ipiaú, Alagoinhas. Não há informações de feridos.

Diversos bairros de Salvador registraram relâmpagos na noite de terça-feira. A força do mar chamou a atenção de quem estava no bairro da Ribeira. O vento forte deixou a maré bem agitada e ondas chegaram a bater na área da orla.

Entre esta quarta (20) e quinta-feira (21), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas e risco para alagamentos e deslizamentos de terra, segundo a Companhia de Defesa Civil (Codesal). Conforme o órgão, atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) poderá causar temporais na capital baiana, nas próximas horas. As rajadas de vento devem chegar aos 30 km/h, três vezes mais do que o normal.

No bairro da terceira etapa da Urbis em São Sebastião do Passé, cabos de energia se romperam, causando queda de energia e estruturas de zinco se desprenderam na avenida.

Em Camaçari, a noite foi de forte chuva. Moradores ficaram assustados com a quantidade de raios e relâmpagos.

Em Eunápolis, no extremo sul, alguns pontos de alagamento foram registrados. Segundo a Defesa Civil do município, foram mais de 60 milímetros de chuva em menos de uma hora e a situação é de alerta.

Em Porto Seguro, no extremo sul, além da chuva, ventos fortes deixaram rastros de prejuízos. O toldo de um famosos complexo de lazer na orla foi levado pelas rajadas. Ninguém ficou ferido.

No município de Itapetinga, no sudoeste baiano, choveu granizo nesta terça-feira. Por causa dos ventos fortes, casas ficaram destelhadas e o muro do cemitério da cidade desabou. Ninguém ficou ferido.

Também choveu granizo no município de Laje, no recôncavo. Moradores da cidade ficaram assustados com a situação e registraram o momento.

Já em Ipiaú, na região sul, além das chuvas e ventos fortes, raios e trovões atingiram o município e alguns imóveis ficaram com os telhados destruídos.

Fortes chuvas, raios e trovões atingiram nesta terça-feira, o município de Alagoinhas, a cerca de 180 km de Salvador. Moradores relataram que alguns bairros, como o de Alagoinhas Velha, ficaram sem energia elétrica.