Preso desde o dia 20 de janeiro, na Espanha, sob acusação de agressão sexual a uma mulher de 23 anos, numa boate, no dia 30 de dezembro do ano passado, o jogador Daniel Alves tem previsão de julgamento para este mês. O lateral-direito está detido no Centro Penitenciário Brians 2, em Barcelona.
Desde que foi preso, Daniel mudou o seu depoimento mais de uma vez, trocou de advogado e teve recurso para responder em liberdade negado. Além disso, a sua então esposa Joana Sanz, entrou com pedido de divórcio, porém, não levou adiante.
O caso tomou conta dos principais noticiários do mundo, após o diário espanhol ABC trazer toda a história à tona, no dia 31 de dezembro de 2022. A polícia catalã colheu depoimento da vítima e analisou imagens de câmeras de segurança. Em seguida, a justiça espanhola aceitou a denúncia ao Ministério Público e passou a investigar o jogador. No início, ele disse que não conhecia a moça e se declarou inocente, depois, mudou o seu depoimento, dizendo que houve relação sexula, porém, de forma consensual.
De acordo com o portal El Español, pela primeira vez, o brasileiro estuda assumir o crime, oferecendo em troca um ressarcimento financeiro à vítima, no intuito de reduzir a pena.